Workshop Ableton Live 10

Este workshop tem o objetivo de motivar novos artistas a tirar as ideias da gaveta e colocá-las em prática.

Data: 18 de maio às 9:00
Duração: 1h30
Formador: João Duarte
Preço: Gratuito
Vagas: 25
Inscrições até 9 de maio: age@festivalmultimediajovem.pt
Público-alvo: iniciantes ao som, músicos

Programa:

– Pré -Produção de som
– Produção/Gravação de som
– Pós-Produção de som

Pré-Produção

Neste fase será o ponto de introdução e contextualização do workshop, será feita uma breve apresentação dos partipantes e quais os instrumentos e softwares que dominam, isto porque não existe um software de excelência para produzir, não há verdades absolutas pois a melhor linguagem é aquela em que o artista se expressa melhor.

Depois dessa análise, vem abordagem ao processo de composição (escolha de reportório, conceitualismo, espaço de gravação e instrumentos/músicos) e também a organização estrutural de um projeto (compositor, músico, produtor, editor, engenheiros de som, manager, promotor e foto/video editor).

Todos estes pontos serão discutidos de acordo com os seus prós e contras e a balança financeiro-temporal.

Produção/Gravação

A Gravação é onde a ação começa e onde o metrônomo começa a ganhar vida. Será discutida:

  • Técnicas de gravação usando o Ableton Live;
  • Conceito e trabalho de uma faixa loop;
  • Tipos de Microfones existentes e quais são as suas caracteristicas;
  • Limitações psico-analiticas e fisicas;
  • Gravação Live vs. Gravação faseada;
  • Captação/microfonação da sala;
  • Escolha de instrumentos/amplificadores/microfones para uma sonoridade;
  • Importância do Metrônomo;
  • Experiências dos próprios participantes em tempo de estúdio e quais são as suas aprendizagens.

Este exercício será feito apoiando-se na construção e elaboração de uma pequena faixa de áudio ou analisando uma faixa relativa ao disco “Full Time Depression” de forma a que explicação seja visual e não só auditiva e ainda didática.

Pós-Produção

Esta é a fase da análise de takes e do ‘corte e costura’ da faixa anteriormente desenvolvida, aqui o Ableton irá ganhar a sua devida importância e será abordado os Equalizadores, Compressores, Efeitos (Phaser, delay, tremolos, …), funções e manuseamento do Ableton enquanto ferramenta de trabalho e por fim a Masterização.

O porquê da realização deste workshop?

Depois do lançamento do meu primeiro álbum, Tokyo Never Dies – “Full Time Depression”, gravado na simplicidade e na falta de logística que não passava por mais que um mero laptop e dois microfones, senti uma falta de senso das capacidades das ferramentas que o meio tecnológico hoje em dia nos permite idealizar, mais propriamente, o conhecimento de ferramentas de edição como é o caso do Ableton Live.

Nesta sequência, o meu objetivo passaria por contextualizar os interessados de toda a logística agregada à gravação e seus processos e assim habilitar os participantes de conhecimentos básicos de forma a darem corpo às suas ideias e produções caseiras.